TTR (Thermal Transfer Ribbons) ou simplesmente ribbons são películas plásticas revestidas de cera, resina e cera/resina (misto), utilizadas para a impressão de código de barras e outras informações em impressoras térmicas.

Aplicação: ribbon a base de cera pode ser destinado a soluções de identificação que não exigem alta resistência. Ribbon a base de resina é indicado para variações sensíveis de temperatura, exposição a atritos ou abrasão e cuja identificação deva permanecer por longo período. Já ribbon misto é direcionado para soluções que exijam boa resistência.

Qualidade da impressão: esse aspecto depende de um conjunto de variáveis como a superfície de impressão, o tipo de impressora e a finalidade da identificação que está sendo impressa.

Utilização incorreta: essa prática provoca problemas para o resultado da impressão e para o funcionamento da impressora, aumentando as despesas com a manutenção do equipamento devido às constantes substituições da cabeça térmica de impressão.

Pontos a considerar: para avaliar se o ribbon está adequado para a aplicação pretendida, verifique se ele trabalha a temperaturas mais baixas na cabeça de impressão e a velocidades mais altas, pois essa é a situação ideal de desempenho.

Compatibilidade: pode ser utilizado nas impressoras Zebra, Datamax, Eltron, Argox, Intermec, Avery, Sato, Tec Toshiba, Printronix e outras.